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    • 🔴Limites de mensagem: regras e boas práticas do WhatsApp Business API
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  • 👉 Cotas e limite de mensagens
  • 👉 Como ver meu limite?
  • 👉 Como posso aumentar meu limite de mensagens?
  • 👉 Meu limite de mensagens pode diminuir?
  1. WhatsApp Business API

Limites de mensagem: regras e boas práticas do WhatsApp Business API

O WhatsApp Business impõe limites para o envio de mensagens ativas. Descubra mais detalhes aqui!

Para proteger a segurança dos usuários, o WhatsApp impõe um limite no número de conversas que uma empresa pode iniciar a cada 24 horas.

É importante lembrar que o WhatsApp conta apenas as conversas entregues, ou seja, aquelas em que a empresa enviou uma campanha e o cliente recebeu o modelo de mensagem (modelo que deve ser configurado previamente). Números desativados ou sem conexão de rede, que não receberão a mensagem, não são contabilizados.

👉 Cotas e limite de mensagens

O limite de conversas é determinado por características da conta:

Atenção: conta verificada não é a mesma que conta com selo de verificação (o famoso selo verde do WhatsApp). Contas verificadas são aquelas que passaram pela avaliação de autenticidade do Facebook Business Manager. Já as contas com selo são grandes corporações, com grande visibilidade, que possuem o selo verde. Para entender melhor essa diferença, leia sobre os tipos de conta do WhatsApp.

  • Sem o status conectado e um nome de exibição aprovado (conta não verificada): quando a empresa ainda não verificou o WhatsApp Business e o Facebook BM, só é possível iniciar 250 conversas em 24 horas em todos os números que a empresa possui;

  • Com status conectado e nome de exibição aprovado (contas verificadas): nesses casos, a quantidade de conversas varia de acordo com o status e qualificação de qualidade do número de telefone e a frequência de conversas ativas com clientes únicos. A partir daí é definido em qual cota o número se encaixa, podendo ser:

    • 1.000 clientes únicos

    • 10.000 clientes únicos

    • 100.000 clientes únicos

    • Um número ilimitado de clientes únicos

O valor inicial é sempre 1.000 e ele pode crescer automaticamente!

💡 Importante: o que vai determinar o crescimento é a qualidade da conta, o status e a frequência de conversas iniciadas pela empresa.

👉 Como ver meu limite?

Outro ponto importante é que, uma vez atingido o limite de mensagens, só será possível enviar modelos de mensagem para o cliente após o encerramento de uma ou mais conversas ativas!

Já para verificar o limite de mensagens, ou seja, a quantidade de conversas já usadas dentro do limite da conta, basta seguir o passo a passo:

  1. Acesse o Gerenciador do WhatsApp;

  2. Clique no Painel de visão geral;

  3. Clique em Insights.

Pronto! Seguindo esse caminho, você já conseguirá visualizar sua cota disponível. Este recurso, entretanto, só está disponível para quem tem conta com status comercial e nome aprovados (verificados pelo Business Manager da Meta).

👉 Como posso aumentar meu limite de mensagens?

Entendi! Vou reformular para dar mais fluidez ao texto sem perder o significado. Aqui vai:

Como mencionado antes, o limite de mensagens pode ser aumentado automaticamente, à medida que o WhatsApp analisa a conta a cada envio de uma nova mensagem ativa. O aumento depende de alguns critérios:

  • O status do telefone deve estar como Conectado;

  • A classificação de qualidade do número precisa ser Média ou Alta;

  • Nos últimos sete dias, a empresa deve ter iniciado um número X de conversas com clientes únicos. Esse valor X é metade do limite atual de mensagens.

Com esses pontos atendidos, o limite de mensagens pode crescer em até 24 horas.

Exemplo 1: Imagine que o limite de uma conta seja 1.000 mensagens. Se no primeiro dia a empresa enviar 500 mensagens para clientes únicos, e no segundo dia enviar outras 500, o pacote de mensagens será zerado. No entanto, como a conta cumpre os critérios de status do telefone e a classificação do número é alta, em dois dias o limite será automaticamente aumentado para 10.000.

Veja como acontece:

  • Exemplo 2: O limite de mensagens de uma conta é 10.000. A empresa, com conta verificada e qualidade da conta alta, decide realizar uma ação em massa para atualizar os endereços dos clientes, a fim de enviar um kit de comemoração pelo aniversário de 10 anos do negócio. Nos primeiros quatro dias, a empresa envia 100, 200, 300 e 400 mensagens, respectivamente. Como resultado, em quatro dias, o limite de mensagens é aumentado para 10.000.

    Veja o quadro:

*Aqui também entra a questão do horário: se a 500ª conversa foi iniciada às 19h, o limite de mensagens será aumentado às 19h do dia seguinte (sempre 24 horas depois).

👉 Meu limite de mensagens pode diminuir?

A resposta é: sim! Se os critérios de qualidade da conta não forem respeitados, o limite pode ser reduzido. De acordo com a Meta, se a classificação da conta estiver sinalizada no painel por sete dias, o limite da conta será automaticamente reduzido em um nível.

Gostou do material? Deixe seu comentário e entre em contato com a gente sempre que precisar!

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Last updated 2 months ago

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